Para o New York Times, o presidente Lula passou dos limites, desrespeitando as leis eleitorais para fazer campanha em favor da candidata Dilma Rousseff.
No artigo intitulado “Presidente do Brasil trabalha para emprestar popularidade à protegida”, publicado nesta segunda-feira, 26, o jornal afirmou que o presidente tenta “emprestar seu pó mágico” a Dilma.
A análise citou as multas recebidas por Lula por propaganda eleitoral antecipada. “Analistas políticos dizem que Lula está se esforçando para eleger seu sucessor mais do que qualquer outro presidente em décadas.”
Lula recebeu seis multas do Tribunal Superior Eleitoral que totalizam R$ 42,5 mil.
O New York Times apontou que uma das estratégias de Lula para fazer da petista uma candidata viável foi dar a ela o controle do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
“Nos últimos dois anos, o presidente brasileiro tentou tornar Dilma em uma candidata viável, dando a ela o controle de um programa multibilionário para programas de infraestrutura e desfilando com ela em inaugurações e outros eventos públicos”, diz artigo.
O jornal avalia, porém, que a popularidade pode não ser a chave que garante vitória da petista nas urnas e lembra que na última eleição presidencial do Chile o candidato da popular Michele Bachelet perdeu a disputa.