sábado, 23 de junho de 2012

O Homem-Borracha

Baú do Pilórdia - Postado em 06/06/2010

A Arte do Contorcionismo

A contorção é uma arte circence na qual seu objetivo é "destacar" esta possibilidade física do corpo humano.

As pessoas que praticam o contorcionismo tem flexibilidade natural, mas é fundamental o estímulo por meio de exercícios ainda criança sob pena de terem maiores dificuldades para desenvolver total flexão nas articulações.


O americano Daniel Browning Smith, conhecido como Rubberboy ou homem-borracha é considerado o maior contorcionista do mundo. Seus ossos e juntas parecem ser feitos de gelatina. Seu tronco é capaz de girar 180 graus.



Daniel Browning Smith, é capaz de entrar em espaços e buracos pequenos demais até para crianças. Como uma raquete de tênis sem as cordas.

Daniel nasceu no Mississippi em 1979 e descobriu seu dom ainda na infância, aos 4 anos de idade. Um dia, fazendo bagunça com os irmãos, ele pulou da cama e aterrissou no chão com as pernas totalmente abertas. Levantou e continuou brincando como se nada tivesse acontecido.

Seu pai viu, consultou um livro de contorcionismo e mostrou para o garoto. Ele se animou e passou a chocar parentes, vizinhos e amigos com sua elasticidade anormal. Aos 13, já fazia essas estripulias em performances na rua. Aos 18, entrou para um circo. Em 2007, Daniel entrou para o Livro dos Recordes.


Hoje Rubberboy ganha a vida como ator e contorcionista profissional. É comum fazer bicos como dublê e pontas no cinema e na TV (atuou em "Minority Report", "Homens de Preto 2" e "CSI New York").



Nos shows, é levado ao palco dentro de uma caixa transparente de 34 cm x 40 cm x 50 cm. Atualmente tem seis recordes diferentes registrados no Guinness.



Ele pode deslocar e girar em um ângulo de 360º os dois braços, girar a coluna em 180º, colocar as duas pernas atrás da cabeça e mover a coluna ao máximo para trás e para frente  a ponto de poder beijar as próprias nádegas.
Vejam abaixo um vídeo:

 
Fontes G1 / Google Imagens