quarta-feira, 9 de junho de 2010

Fórmica: marca ou produto?

Você sabia que


Fórmica:
Material usado como isolante de eletricidade, revestimento de tampas de mesas, etc



Conhecido popularmente em todo o mundo como FORMICA®, que na verdade é marca registrada, o laminado decorativo de alta pressão ganhou na verdade um sinônimo. O marceneiro, o consumidor final e até mesmo o arquiteto referem-se ao laminado e similares como fórmica. Mas não se esqueça FORMICA® não é produto, é marca.



Tudo começou no ano de 1912 quando o engenheiro Daniel J. O'’Conor e seu amigo Helbert A. Faber, funcionários da empresa Westinghouse Eletric, começaram a pesquisar e desenvolver um material que substituísse a mica (filossilicato), usada na época em instalações e isolamentos elétricos (principalmente nos ferros de passar roupa).

Utilizando papel impregnado com resina fenólica, submetido à alta pressão e temperatura, eles criaram um novo produto: o substrato fenólico. Em 1913, eles saíram da Westinghouse, patenteram o produto, o registraram com a marca FORMICA®, e fundaram no dia 2 de maio sua própria empresa com a ajuda financeira do advogado e banqueiro John G. Tomlin.



 O novo produto foi batizado como FORMICA® por ser aplicado no lugar da mica (“substitute for mica”). A FORMICA® foi utilizada inicialmente como isolante elétrico.



Durante a Segunda Guerra Mundial mundial a empresa fabricou hélices de avião de madeira revestidas em plástico. Após a guerra seu uso técnico decaiu muito, e a empresa cessou sua fabricação na década de 70 para se especiliazar na produção de laminados decorativos. Foi justamente neste momento que a marca FORMICA® desembarcou no Brasil, passando a comercializar seus produtos no país.




Em 2007, a empresa foi comprada por US$ 700 milhões pelo grupo Fletcher Building da Nova Zelândia.


Fonte Mundo das Marcas