quinta-feira, 13 de maio de 2010

A falta de ambição...

Por Fabio Kadow, em seu Jogo de Negócios

A falta de ambição internacional dos clubes brasileiros
Enquanto os quatro grandes de São Paulo não despertam para a o processo de internacionalização das suas marcas, como ficou claro recentemente ao desistirem de participar de um torneio amistoso nos EUA durante o período de Copa do Mundo por acreditarem que podem receber mais dinheiro com possíveis jogos no nordeste brasileiro, o Manchester United dá o exemplo e confirmou que no mês de julho, apenas cinco dias após a Copa, fará quatro jogos na América do Norte, sendo um no Canadá e outros três nos EUA.

Apesar da Traffic ter feito toda a negociação para um torneio que reuniria também Boca Jrs e River Plate, que já haviam aceitado, mais um time mexicano e outro norte-americano, Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos preferiram dar as costas para aquele mercado, que, como os números comprovam, não para de crescer. Julio Mariz, executivo da Traffic, confirmou em suas declarações que ninguém conhece os times brasileiros por lá e o Boca Jrs é o único com alguma representatividade.



Diversos clubes grandes europeus têm visitado a América do Norte nos últimos anos para a realização de amistosos e compromissos comerciais, sempre ressaltando a importância desses acordos, como fez o Barcelona recentemente. Para Alex Ferguson, o admirado técnico e manager do Manchester United, “será um prazer voltar aos EUA, principalmente em um ano de Copa do Mundo, quando o interesse pelo esporte vai estar ainda mais alto.” Pena que nossos dirigentes apenas o admiram na teoria e pouco na prática.