quinta-feira, 27 de maio de 2010

Curtas

Da coluna de CarlosBrickman


TV Lula-lá
A TV Brasil (que o próprio presidente Lula, no lançamento, chamou de "minha TV") agora é internacional. Toda a população do mundo está envolvida no processo: o presidente pediu, o ministro Franklin Martins o atendeu, o contribuinte paga e, como nunca dantes na história desse planeta, o povo dos outros países tem tanta oportunidade de não assistir à mesma TV que a gente aqui não vê.



Do site de ClaudioHumberto
 
EUA advertem Petrobras para ameaçar o Brasil
O governo americano reiterou há dias, através da Secretaria de Estado, o recado que havia mandado pelo então embaixador no Brasil, Clifford M. Sobel, ao ministro de Minas e Energia da época, Edison Lobão: se o Brasil insistir em paparicar a tirania no Irã, inclusive com investimentos em exploração de petróleo no país dos aiatolás, a Petrobras sofrerá restrições em seus investimentos em exploração nos Estados Unidos.

São ambiciosos os planos da Petrobras na produção de petróleo nos EUA: atingir 45 mil barris até 2015 e 110 mil barris em 2020. A Petrobras foi a segunda empresa de capital aberto mais lucrativa dos EUA, em 2009. Ficou atrás apenas da americana Exxon Móbil.

Atualmente com ações na bolsa de Nova York, investidores americanos da Petrobras também pressionam a empresa a se retirar do Irã.



Do site de Miriam Leitão

Superávit não é sinal de que governo está cortando gastos
O governo divulgou o resultado das contas de todo o setor público e o superávit aumentou. Em abril, foi muito bom, de R$ 19,7 bilhões. Ontem também houve divulgação de contas públicas, mas são coisas diferentes. A primeira, que está nos jornais de hoje, é do Tesouro, do Ministério da Fazenda, e essas são contas consolidadas do BC.

É bom lembrar o seguinte: esse resultado foi obtido porque teve aumento grande da arrecadação: 22,9% em abril comparado com o mesmo mês do ano passado.

Artigo completo aqui