XXIII - Setenil de las Bodegas
Como diria Drummond:
Tinha uma pedra no meio do caminho ...
Os 3.000 habitantes de Setenil de las Bodegas, uma cidade na região espanhola da Andaluzia, parecem estar presos entre uma pedra e uma parede. Quando entram em suas casas eles vêem a rocha de frente, quando passeiam pela cidade andam sobre as rochas.
Setenil de las Bodegas faz parte da província de Cadiz. As casas antigas são especialmente construídas sob a saliência do penhasco e as mais recentes contra a encosta.
Conhecido como “abrigo sob rochas”, o tipo de construção em Setenil se diferencia de outros alojamentos em pedras porque não alterou a forma original da montanha: nada foi cavado. As casas que parecem “sustentar” a pedra são, na realidade, apenas uma parede levantada para fechar o abrigo. Desta forma, muitos aposentos ainda exibem paredes da própria pedra.
O nome Setenil foi desenvolvido a partir da expressão latina nihil septem ou sete vezes não que remete para o período da reconquista cristã, quando os reis católicos tentaram reconquistar o território dos mouros que vieram da África e governaram a Península Ibérica desde 711.
No caso de Setenil, apenas a sétima tentativa de reconquista foi bem-sucedida, em 1485, tornando a cidade um dos últimos bastiões dos mouros até que foram expulsos da Europa Ocidental em 1492.
Quanto à segunda parte do nome, de las Bodegas, existem duas versões: uma, que no século XV existiam muitas vinhas na região o que orgulhosamente acrescentaram ao nome a expressão. Infelizmente, as pragas terminaram esta tradição em 1860.
A outra versão é que desde o início do século 16, "bodegas" referia-se a grandes câmaras sob a rocha que mantinham todos os tipos de produtos frescos, mesmo no mais quente do verão.
Independentemente de qual versão é verdadeira, o fato é que, ainda hoje, Setenil de las Bodegas é famosa por quitutes como o chouriço, azeite, mel, compotas e, segundo comentam, um excelente vinho andaluz.
Outra curiosidade é que Setenil também é uma das típicas Aldeias Brancas da Andaluzia; aldeias que por estar na região mais quente da Espanha pintam de branco suas casas a cada ano, pois como sabemos, reflete melhor a luz solar.
A razão pela qual as pessoas escolheram viver nesse lugar é um certo pragmatismo pois as cavernas naturais em Setenil provaram ser um alojamento perfeito desde os primórdios da civilização. Pois, em vez de ter que construir uma casa inteira e isolando-a contra o calor no verão e frio no inverno, as grutas rupestres só precisavam de uma fachada e ... pronto, uma casa em perfeita sintonia com a natureza!
E não esqueçamos que Setenil de las Bodegas é uma cidade secular e, assim, certamente teve sua quota de lutas e guerras. E que melhor ter uma defesa natural como a rocha - quantos inimigos não quebraram suas lanças tentando conquistar essa cidade? Como disse antes, não foi a toa que os reis de Navarra e Castela fizeram 7 tentativas antes de reconquistar a cidade do controle mouro.
Fontes graffitti / wikipedia / ig.turismo







