quarta-feira, 7 de abril de 2010

XXII - O Homem Invisível

Especial Magos da Fotografia

XXII - O homem Invisível

Acervo Pilórdia

Durante milhares de anos o homem perseguiu  e caçou os animais selvagens em nome de sua própria sobrevivência. E também naturalmente em prol da sua própria, os animais instintivamente adquiriram o temor ao homem.

Hoje alguns homens continuam perseguindo o animal selvagem mas com a intenção única de fotografá-los - mas o instinto animal de sobrevivência não mudou, portanto esta missão é para poucos.


Imagem Ueba

Todo fotógrafo naturalista assume ter tido inúmeras dificuldades e decepções para fazer sua foto e muitas vezes não conseguem lograr êxito algum.

Um animal ou uma ave de pequeno porte não permite a aproximação do homem em nenhuma situação, pelo menos a uma distância inferior aos 70 m. é por isso que em muitas fotografias de vida selvagem muitos dos fotografados aparentam ser pequenos ou fugindo com expressão de puro terror.

Foto de Fernando Perneiras

imagem Fottus


Acervo Pilórdia

Para se obter uma boa foto você deve ser capaz de ficar de 3 a 5 m de distância de um animal.



Impossível? Se fosse, muitas fotos legais retratando os momentos mais particulares da vida dos animais simplesmente não existiria.


Acervo Pilórdia

A única coisa que pode ajudar ao fotógrafo é que ele saiba se esconder. O escritor e observador N. Sladkov, escreveu sobre um abrigo construído por ele feito de couro, quatro varas e um pedaço de pano preto. Ele se escondia dentro do couro e os animais silvestres não percebiam pois o odor do couro sobrepunha-se ao odor exalado por seu próprio corpo o que não provocava suspeitas.


abrigo de ramos

Na verdade, o abrigo pode ser feito de couro, pode ser uma pequena tenda, um abrigo de folhagem, um buraco ou um  monte de árvores, tudo depende do momento e da situação que se apresenta.


De uma tenda, caprinos brancos no Cáucaso

A pele pode ser feita de qualquer material familiar aos animais: palha, feno, grama, galhos, cavacos de madeira velha. Um buraco é melhor se escavado no solo duro e forrado com qualquer material disponível: lona ou ramos.


No inverno, em lugares nevados pode-se construir algo semelhante a um iglu esquimó.



O esconderijo deve ser definido com certa antecedência para permitir que os  animais se acostumem a eles e se comportem naturalmente. Ele deve ter uma proteção externa que não permita que os animais vejam qualquer movimento dentro dele.

E também a proteção da lente deve ser longa pois  muitos animais percebem e ficam com medo do reflexo da luz do sol sobre a lente frontal.


Em locais habitados pelos ursos é bom fazer uma proteção extra com lâminas de madeiras com uma certa espessura. Sabe-se lá se ele quer apenas brincar ou acha que o "conteúdo" daquele abrigo pode se tornar uma refeição saborosa.



O Isolamento acústico é muito importante pois a audição dos animais é mais aguçada. Portanto, as câmeras não devem ser barulhentas. Se os animais vêem os fotógrafos chegando e se encondendo eles perceberão sua localização e aí eles não "posarão" para voce. Uma opção é fazê-lo 'a noite.



Acervo Pilórdia

Ao contrário do que muita gente pensa, os animais sabem contar muito bem principalmente as aves de rapina. Alguns deles podem contar até dez. Por exemplo, se seis pessoas vieram e apenas cinco estão 'a mostra, eles não se aproximam. Assim, a fim de confundi-los só com muita gente.

Acervo Pilórdia

Fonte