Criptozoologia é literalmente uma ciência que estuda os animais ocultos, ou seja, um ramo da ciência sustentado por um pequeno grupo de pesquisadores que buscam descobrir espécies desconhecidas ou redescobrir espécies consideradas extintas.
No dia 07 de janeiro um vídeo do YouTube passou as 50;000 visualizações. Nele aparece um animal que parece ser alguma espécie de macaco, o problema é que o vídeo foi feito no Maine, Estados Unidos, e até onde se sabe não existem macacos nativos da América do Norte, mas também pode ter fugido de algum lugar ou até ser um urso. A notícia saiu no Terra e no jornal britânico The Sun. O Maine é famoso por aparições do pé grande, macaco-gambá e outras criaturas de existência não provada.
Em 16 de março vários portais divulgaram a descoberta feita pela NASA de uma nova espécie de crustáceo vivendo várias dezenas de metros sob o gelo, em um ambiente tão inóspito que originalmente não deveria sustentar vida. O camarão de 8 centímetros foi encontrado sob a camada de gelo da Antártida e mudou as idéias sob que ambientes podem sustentar formas complexas de vida.
No dia 3 de abril um crustáceo gigante foi encontrado a 2.500 metros de profundidade, por pesquisadores que exploravam o fundo do mar com um submarino. A criatura com quase um metro foi identificado pela Discovery como um provável Bathynomus giganteus, animal que se alimenta de baleias mortas, peixes e lulas, que vive em águas profundas do Atlântico e do Pacífico.
No dia 6 de abril o site da revista Super divulgou fotos de um animal estranho encontrado na China. O ser foi encontrado em uma floresta da província de Sichuan, tem quase um metro de comprimento, não possui pêlos e sua cauda é semelhante a dos cangurus.
Cientistas em Pequim estão analisando o DNA e têm esperança de que possa se tratar de uma espécie nova de mamífero, mas especialistas de Oxford acreditam que se trata apenas de um animal doente, pois segundo eles não existe mais nenhum grande animal para ser descoberto, o que na verdade mostrou-se um tremendo engano logo no dia seguinte, o pior fail científico do ano sem dúvida
O dia 07 de abril teve os sites, blogs e revistas de ciência marcados pela descoberta de um lagarto gigante. O réptil com quase dois metros é uma nova espécie de lagarto, parente do Dragão de Komodo, mas se alimenta apenas de frutas.
A descoberta deixou muita gente por ai de queixo caído, pois as florestas onde vive, na Indonésia, estão repletas de cientistas buscando novas espécies a vários anos, mas nenhuma equipe nunca havia reparado no “animalzinho”, que ainda por cima possui uma característica presente apenas em alguns répteis: ele tem um pênis duplo.
E parece que esse é só o começo, 2010 está prometendo ser especial, principalmente para a ciência.





