XX - Os Sete Gigantes dos Urais
Norte dos Urais, na Rússia.
Sete gigantes de pedra no meio do nada, parecem ter feito uma parada no caminho para ver a paisagem do alto de um planalto. Com alturas variando de 30 a 42 metros, estes sete Moai, que a natureza moldou há mais de 200 milhões de anos, formam um dos legados mais impressionantes da herança geológica e mágica do planeta.
A formação geológica do Man-Pupu-Nyor ou Мань-Пупу-Нёр no idioma mansi, significa “pequena montanha dos deuses” é uma paisagem remota e inóspita do República de Komi.
Os sete totens de pedra que compõem este conjunto monumental, não só espanta pela sua localização, tamanho e imponência, mas também para suas formas incríveis (alguns dos quais são mais estreitos na base) e disposição caprichosa (seis estão próximos entre si, enquanto o sétimo parece observar de longe).
Este fenômeno único, que desde tempos imemoriais tem sido fonte de todos os tipos de mitos e lendas, originou-se há cerca de 200 a 300 milhões de anos atrás, quando nesse lugar erguia-se uma montanha.
Ao longo do tempo, com a erosão provocada pela chuva, vento, geada e outras condições meteorológicas desgastaram a sua superfície para deixar os sete pilares que são preservados.
Nos Urais, podemos encontrar outras formações que têm alguma semelhança com o Man-Pupu-Nyor , mas nenhum deles igual em tamanho e espetáculo.
Segundo uma de suas mais contadas lendas, o acesso a este lugar estava reservado para os xamãs do povo Mansi. Então, um xamã teria pronunciado um feitiço para transformar em pedra seis gigantes mal-intencionados que queriam atravessar as montanhas, mas com a infelicidade dele também cair vítima do feitiço, explicando assim a distribuição dos pilares (seis agrupados e um sétimo 'a parte).
Devido à sua localização remota, o acesso a Man-Pupu-Nyoro está reservada para o caminhante ou aventureiro extremamente bem preparado ou viajantes que tenham recursos como helicópteros ou snowmobile.
O clima continental extremo da região faz com sete gigantes de pedra pareçam ter mil e uma faces em função da hora do dia e condições do tempo em uma metamorfose surpreendente.