domingo, 5 de fevereiro de 2012

A origem de um gesto!

Baú do Pilórdia: postado primeiramente em 07/03/2010.

A curiosidade humana nos faz procurar a origem de todas as coisas - seja das palavras, dos números, dos costumes e também dos gestos, por que não?

Por exemplo:

O gesto de, com a mão fechada, erguer o dedo médio endereçado a alguém num ato de desafio ou ofensa, ou ambos. De onde vem?



Segundo o site La Aldea:
Conta uma lenda popular que a origem deste gesto familiar e rude (peço desculpa pela imagem, que é exposto apenas a uma melhor compreensão da mesma) datam da Guerra dos Cem Anos, que opôs a Inglaterra 'a França entre os anos 1337 e 1453.

O exército Inglês naquela época usava com grande sucesso o arco Inglês. Foi um poderoso arco de grande porte, com cerca de 2 m de altura e feita de madeira flexível e rija ao mesmo tempo.



O mito remete para o francês, antes da batalha de Agincourt, em 1415, que se propôs a cortar o dedo médio de todos arqueiros ingleses que eram capturados.

Após a mutilação, os arqueiros seriam enviados de volta para suas próprias fileiras incapazes de ajudar nas batalhas porque sem esse dedo estariam impossibilitados de disparar os famosos arcos, além de desmoralizar o inimigo.



Mas quando os ingleses perceberam que mesmo assim poderiam vencer a guerra (que realmente venceram), os arqueiros começaram a mostrar o seu dedo médio para os soldados franceses em desafio,  e daí, tornou-se um gesto de insulto espalhando-se por todo o mundo.

'As vezes também de inveja

ou apenas um sarro, mas com muito humor.

Bem, é uma boa versão mas será realmente verdadeira? Acho que nunca saberemos.  O que sabemos é que o gestual "dedo em riste" quando feito com gosto e determinação é insuperável, que o diga o grande mestre Johnny Cash , que ensinou que para fazer isso com dignidade é preciso estar por cima e, mais que isso, ter absoluta certeza disso.



Foi o que aconteceu em 1996, quando foi à forra depois de ser premiado como Melhor Álbum Country pelo fabuloso disco Unchained. Do alto de seus então 64 anos de sabedoria, Cash pagou um anúncio de página inteira na BillBoard, a principal revista de música do país, para agradecer o apoio recebido das rádios e do meio musical de Nashville, a meca do Country, que haviam ignorado o disco (Estadão).