segunda-feira, 14 de março de 2011

Formiga morta tem cheiro?

Pergunta bizarra essa, né não? Nem questiono se o cheiro seria ruim ou não, apenas se tem? O que voces, pilordianos, acham?

Vamos a aula de zoologia:

Quando uma formiga morre leva aproximadamente 48 horas até que um companheiro pega o cadáver, a carrega e a transporta para o formigueiro. Nenhuma formiga morta permanece abandonada.




Por muitos anos, os biólogos sabem que as formigas são recicladores consumados e armazenam os corpos daqueles que morreram em um recipiente especial, onde se decompõem e geram nitrogênio para a comunidade.

Mas como as formigas reconhecem seus companheiros mortos?

O entomologista (quem estuda insetos)  americano Edward O. Wilson percebeu esse fato ao estudar a comunicação desses insetos. Como ele diz, ele pensou que as formigas emitiam um sinal tipo "estou morto", e que outros colegas de trabalho cuidariam das formalidades do "funeral".

Mas o segredo foi a descoberta do ácido oléico.

Após as primeiras 48 horas, o corpo da formiga morta começa a expulsar esta substância, o ácido oélico,  até que o resto da comunidade detecte e inicie os esforços de recuperação do corpo.

O sinal químico é tão poderoso que quando Wilson derramou ácido em uma formiga viva, seus próprios colegas de classe a pegaram e a carregaram até o "cemitério"  apesar de suas tentativas de oposição.



O mecanismo que o ácido oélico "liga"  faz com que as formigas ajam de forma cega e obstinada independente se for uma outra formiga morta ou outra coisa qualquer, como um bastão ou outro objeto que seja pulverizado com a substãncia.

A primeira formiga que passar pelo local vai pegá-lo em suas mandíbulas e tentar levar o "corpo" em velocidade máxima, sem se perguntar se aquilo é um corpo de outra formiga, ou não.

Então, já sabe a resposta?
 
libro

Post originalmente publicado em 16.03.2010