domingo, 21 de março de 2010

Curiosidades Matemáticas: Os Números Arábicos

Os Números Arábicos

Durante o ano 809 a.c. reinava em Bagdá al-Mamum, um apaixonado pela ciência que procurou tornar Bagdá o maior centro científico do mundo, contratando os grandes sábios muçulmanos da época. Entre eles estava o mais brilhante matemático árabe de todos os tempos: al-Khowarizmi.

Estudando os livros de Matemática vindos da Índia e traduzidos para a língua árabe, al-Khowarizmi compreendeu o tesouro que os matemáticos hindus haviam descoberto. Com aquele sistema de numeração, todos os cálculos seriam feitos de um modo mais rápido e seguro. Era impossível imaginar a enorme importância que essa descoberta teria para o desenvolvimento da Matemática. Ele então escreveu um livro chamado Sobre a arte hindu de calcular, explicando com detalhes como funcionavam os dez símbolos hindus.

Com o livro de al-Khowarizmi, matemáticos do mundo todo tomaram conhecimento do sistema de numeração hindu. Os símbolos – 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 – ficaram conhecidos como a notação de al-Khowarizmi, de onde se originou o termo latino algorismus. Daí o nome algarismo.

Agora, voce já se perguntou alguma vez o motivo pelo qual “1” significa “um”, “2” significa “dois”, “3” significa “três”... ?

Qual é a lógica que existe nos números arábicos? São ângulos ! Veja esses algarismos escritos na sua forma primitiva e comprove :
 


1 - tem um ângulo
2 - tem dois ângulos
3 - tem tres ângulos ...,
0 = nenhum ângulo.

Fontes pasqualotti / e-mails