A Laticínios Aviação teve sua origem em 1920 atuando no comércio de secos e molhados por atacado na cidade de São Paulo e também na indústria de laticínios em especial na fabricação de manteiga em lata na cidade de Passos, interior de Minas Gerais.
Fundada por Antonio Gonçalves, Oscar Salles e Augusto Salles teve seu nome escolhido em homenagem as primeiras empresas aéreas que se instalavam no Brasil.
A manteiga da latinha, conhecida por sua tradicional embalagem de cor alaranjada, passou apenas por pequenas alterações desde a época de sua fundação. Uma delas foi o avião estampado na lata, que no início era um biplano monomotor, mas por volta dos anos 40 passou a ser um trimotor que continua até hoje como símbolo da marca.
A partir de 1975 a empresa passou a concentrar-se exclusivamente na fabricação de produtos originados do leite, com destaque para a manteiga. Foi nesse ano que a empresa lançou no mercado sua linha de queijos e posteriormente o doce de leite. Hoje em dia é possível encontrar também o requeijão Aviação nas prateleiras dos supermercados.
O grande salto de investimento da empresa, no entanto, foi em 1995 com a aquisição de um moderno equipamento para fabricação e envase de manteiga. De um processo quase que artesanal a empresa passou a ter o todo o processo de manteiga automatizado e com características de não perder a qualidade e sabor do produto.
Hoje com 220 funcionários, a Aviação encontra-se sediada em São Sebastião do Paraíso, Minas Gerais, região estratégica por se tratar de uma das maiores bacias leiteiras do país e de fácil acesso aos pontos de distribuição.