quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

PinturArte: XIV - Benjamin Shine

Coleção PinturArte

XIV - Benjamim Shine



O londrino Benjamim Shine além de um designer conceituado é também inventor, pintor e visionário.

Os retratos de celebridades, criados por Benjamin Shine, à primeira vista não aparentam nada de especial - todos possuem excelente semelhanças com o original  como também cores interessantes - mas o seu diferencial é que são "pintados" com um tecido, isso mesmo, um simples pano!



As manchas dos retratos são finas tiras de tecido presas 'a tela em pequenos pontos.




Tudo começou em 2008 com as eleições presidenciais americanas quando Shine decidiu homenagear Barack Obama. Shine pegou uma antiga bandeira, cortou-a em finas tiras e começou a criar.

A obra resultante em azul-branco-vermelho, denominada pelo artista de "Estados em mudança" interessou ao Museu de Arte e Design em Nova Iorque, onde ficou exposto logo após a cerimônia de inauguração em 20 de janeiro.




"Parecia adequado usar a bandeira da nação, o tecido da América, reconfigurado para refletir os conceitos positivos de mudança e as aspirações para reconstruir os Estados Unidos", disse Shine.

Após um bom começo, Benjamim continuou suas pinturas têxteis. Assim, a inspiração voltou com os retratos de Audrey Hepburn, Margaret Thatcher, o príncipe Albert, Winston Churchill e outras personalidades proeminentes.






Outra forma interessante de trabalhar com o tecido pode ser observado em um retrato de Rembrandt.





"Eu quis retratar Rembrandt, pois é um grande mestre da luz e da sombra, - diz Shine. - Por isso eu peguei um pedaço de tule preto, e começou a torcer, dobrar e comprimi-lo assim que formar um retrato. Demorou cerca de 200 horas de trabalho duro antes de eu conseguir alguma coisa.




 Quem teria pensado que um pedaço de tecido translúcido, você pode criar algo assim!"