... o Imperador Dom Pedro I atingiu o cume do Corcovado, com 704 metros, e deixou lá seu monograma em uma árvore?
E que em 1882, os engenheiros Pereira Passos e Teixeira Soares conseguiram a concessão para construir um ramal ferroviário do Cosme Velho ao alto do Corcovado, sob o sistema Riggenbach, com cremalheira denteada sobre um trilho central para dar maior segurança à composição já que impede o retorno do trem em caso de falta de força.
Inaugurada em outubro de 1884, logo tornou-se a grande atração da cidade, sendo a primeira ferrovia turística das Américas, apesar de também ser, em sua época, a menor ferrovia do Brasil, com apenas 3.775m de extensão.
Uma locomotiva a vapor conduzia até dois vagões ao topo. No meio do caminho, nas Paineiras, foi construído um hotel turístico, onde, neste século, se hospedaria o bailarino russo Wlasclaw Nijinski.
O sistema foi eletrificado em 1910, tendo sido a primeira ferrovia a sofrer tal benefício no Brasil.
No pico, a 704m de altitude, foi construído um mirante de ferro, logo batizado para “Chapéu de Sol”. Infelizmente em meados do século XX, devido 'a deterioração provocado pelo tempo, foi efetuada a sua demolição.
O prédio, bem como todo o traçado da ferrovia, são tombados pela Municipalidade.