Coleção Cartão Postal
XIV - Penhascos Brancos de Dover
Localizado no estreito de Dover, entre as cidades de Seaford e Eastbourne, na costa sul da Inglaterra, os Penhascos Brancos de Dover formam uma paisagem íngreme é inteiramente branca, que pode ser vista a quilômetros de distância. A área é preservada e quase intacta as intervenções do homem.
Alguns penhascos chegam a 106 metros de altura, e têm essa cor branca devido à composição de giz (carbonato de cálcio), exposto devido ao efeito da contínua erosão do mar.
Alguns penhascos chegam a 106 metros de altura, e têm essa cor branca devido à composição de giz (carbonato de cálcio), exposto devido ao efeito da contínua erosão do mar.
Naturalmente que a recomendação é para não se aproximar muito perto da beira do precipício, devido à fragilidade da formação.
Os penhascos brancos de Dover são uma verdadeira muralha natural com um valor especial para o Reino Unido, em uma área onde historicamente o território está perigosamente perto do continente, sendo uma ameaça constante a invasões.
e por outro lado, antes da existência das rotas aéreas, Dover era o acesso natural para chegar ao continente europeu, pela França.
A região é hoje um destino popular para lazer ao ar livre. Passeios, observação da vida selvagem, ciclismo, canoagem etc, são uma atração para milhares de visitantes anualmente.
Como curiosidade, os habitantes da cidade de Dover se orgulham de ter o unico castelo da Inglaterra que nunca foi dominado pelos “inimigos” (seja qual e em que época fosse), e de suas torres e ameias, os almirantes e generais aliados observaram a costa francesa durante os preparativos para o Dia D, na 2ª guerra mundial.
E também em Dover, fica o edifico mais antigo do Reino Unido: O Farol Romano,
que estima-se, foi construido pelos romanos em 120 a.c., e servia para guiar os exploradores romanos que se instalaram na Ilha a cruzar o canal.