... um celular molhado!
Já derrubou seu celular na piscina, na pia ou pior ainda na privada? Já esqueceu o celular no bolso da calça e colocou a dita calça para lavar? Normalmente estes acidentes significam comprar um celular novo, mas algumas vezes, se for rápido, você pode salvar seu telefone.
1. Tire ele da água o mais rápido possível. A caixa plástica dos celulares é bem justa, mas com o tempo a água entra no telefone. Este tempo é curto, 20 segundos ou menos, então pegue seu telefone rápidamente!
2. Retire a bateria. Este é um dos passos mais importantes. Não perca tempo pensando: água e eletricidade não se misturam. Remover a energia do seu telefone é um passo crucial no salvamento. Muitos circuitos dentro do telefone podem sobreviver a imersão em água, se não existir nenhuma eletricidade passando por eles.
3. Remova o cartão SIM. Alguns dos seus contatos valiosos (e alguns outros dados) podem estar guardados no seu SIM. Para algumas pessoas, isto pode ser mais valioso do que salvar o próprio aparelho.
Cartões SIM sobrevivem a água bem, e alguns dos passos seguintes não são necessários para ele (não o aqueça). Só enxugue e coloque-o de lado até que você precise inserí-lo de volta no seu telefone. Tenha em mente que algumas companhias de telefone não usam cartões SIM.
4. Seque o telefone. Óbviamente, você deve remover a maior quantidade de água possível o mais rápido que puder, para impedir que mais água entre no telefone. Use uma toalha ou guardanapo para remover a água.
Não use secador de cabelo no celular. Assistências técnicas aconselham evitá-lo, já que o ar quente pode danificar os componentes do telefone.
Toques e imagens permanecem com o telefone, não o cartão SIM. Não tente colocar a bateria de volta para ver se ele está funcionando, pois isto pode causar um curto-circuito no telefone, o que vai destruir tudo.
5. Espere. Esta é a parte mais difícil - deixar o telefone em paz, sem bateria ou cartão SIM, enquanto ele seca devagar.
Alguns truques para secar o telefone mais rápido incluem deixar o telefone dentro de uma bacia com arroz cru, pois o arroz absorve a umidade mais rápido. Existem alguns problemas, como arroz dentro do telefone, então deixe o telefone em um lugar com ventilação e aberto, para que a água possa evaporar, e espere.
Outro método para secar o telefone é colocá-lo em cima da ventilação do receiver da tv a cabo, monitor ou televisão por pelo menos 24 horas (até 3 dias). O calor emitido pelo aparelho é suficiente para secar suavemente o celular.
Uma alternativa também é selar o telefone (sem bateria, SIM, e memória) em um saco plástico, com pacotinhos de sílica, daqueles que vêm com tênis, casacos e eletrônicos. Deixe o telefone no saco por um dia ou dois, e a sílica vai absorver a umidade.
6. Teste o telefone. Depois de ter esperado por pelo menos 3 dias, tenha certeza de que tudo está seco e limpo, e recoloque a bateria e veja se funciona. Se o seu telefone não funcionar, espere mais alguns dias. Se ainda não funcionar, leve em um conserto autorizado. Algumas vezes eles podem ser capazes de consertá-lo.
Alerta:
Não aqueça em HIPOTESE ALGUMA a bateria. Isto pode causar vazamentos ou explosões. Baterias de Lítio-ion são sensíveis. Se for usar um forno ou secador de cabelos, tenha certeza de retirar a bateria antes.
Se for usar álcool, faça isto ao ar livre, e não aplique calor de forma alguma, nem mesmo o calor do monitor do computador. Não coloque a bateria até que todo o cheiro de álcool tenha desaparecido.
Não coloque o telefone (ou qualquer outro eletrônico ou objeto com metal) dentro do microondas. Você vai destruir os componentes eletrônicos e potencialmente o microondas também.
Fonte: wikihow
Ah... o arroz você joga fora, viu!!!!
(*) A dica para este post foi da artista plástica baiana, Vera Conceição.
Mande voce também sua sugestão para nosso e-mail.