terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Casa Girassol

Coleção Casas Singulares



Casa Girassol ou Villa Girasole já que situa-se na colina de Marcellise em Verona, Itália, é uma casa extraordinária  construída entre 1929 e 1935 pelo engenheiro naval Angelo Invernizzi, cujo sonho era construir uma casa que fosse capaz de seguir o movimento do sol, girando em torno de seu próprio eixo.





O edifício é composto por duas partes, uma base circular de 44 metros de diâmetro e um bloco rotativo com dois pisos em forma de " L" na parte superior. No meio há uma torre de 42 metros de altura, uma espécie de torreta ou farol, que articula o movimento de rotação.


Para mover esta massa de cerca de 5.000 m3 e 1.500 toneladas, Invernizzi concebeu um engenhoso sistema de 3 carris circulares acoplados à cobertura do edifício-base onde deslizava um conjunto de 15 "patins" solidários com o edifício superior.



A energia era fornecida por dois motores diesel que proporcionavam o deslocamento a uma velocidade de 4mm por segundo, permitindo descrever uma rotação completa em 9 horas e 20 minutos.



O exterior é brilhante, alegre. O interior, entretanto, é desagradável. Salas escuras, forradas com madeira, móveis adaptados, sem esgotos ou instalações hifráulicas ligadas ao mundo exterior, cortinas nas paredes.



Mas, ainda hoje é perfeitamento funcional. Atualmente a Villa Girasole é propriedade da Fundação Invernizzi e da Academia de Arquitetura de Mendrisio, na Suíça.