sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

XIII - Bryce Canyon

Coleção Cartão Postal


XIII - Bryce Canyon National Park

Como se fossem ruínas de edifícios, a paisagem do Parque Nacional Bryce Canyon  assemelha-se a ruínas de um império que nunca existiu.




Está localizado no sudoeste do estado de Utah nos Estados Unidos. A formação estranha e curiosa é resultado da contínua erosão do vento, água e gelo em estruturas geológicas, que formam uma espécie de pináculos rochosos.




Alguns planaltos em Bryce Canyon atingem 2.700 metros, cobrindo uma área de 145 km2.

Os hoodoos (como são chamados os pináculos)  apesar da constante erosão permanecem em posição vertical, formando um gigantesco labirinto de pináculos coloridos de até 60 metros de altura criando um anfiteatro natural, com tonalidades que variam de vermelho, laranja e até mesmo branco, invadida por florestas que assemelham uma paisagem desértica.



formação geológica Martelo de Thor




Martelo de Thor, em detalhe.









Na área, há vários pináculos naturais, incluindo o anfiteatro Bryce, a maior de todas, com quase 20 quilômetros de extensão e 5 de largura. Em uma vista panorâmica, você pode ver como Bryce Canyon lembram ruínas de alguma civilização perdida.




Abaixo, o  Bryce Canyon no inverno:



O fundador do Bryce Canyon National Park, Ebenezer Bryce, achava que o cânion era apenas "um lugar perfeito para se perder uma vaca".

Fontes consultadas silence / wikipedia / bryce canyon / tripadvisor /