terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Traduzindo o Baianês! - IX

Pôxa! Nesse 2010 o sol tá pelando que tá danado. Mas, com muito ou pouco sol, lembrem-se que o Festival de Verão taí!. Misturaê!

Especial Traduzindo o Baianês
capítulo IX


Mercado Modelo e a Rampa do Mercado,
com o Forte de São Marcelo ao fundo.

Um passeio pela cidade

Se fõr pegar um táxi, o motorista chama-se taquicêro. Querendo economizar o dindim (dinheiro), pegue o buzu, o borrachudo ou o humilhante (ônibus) ou então o frescão (ônibus com ar condicionado) que é mais caro coisa pouca (um pouco mais), passe pela borboleta (torniquete)  e não tenha vergonha de falar com o motô (motorista) aonde (onde) quer saltar (descer do ônibus), a não ser que seja no fim de linha (parada final), claro!

Pode acontecer que o buzu esteja cheio como quê (cheio demais) e o se motô der um freio de arrumação (freada forte) voce pode se estrupicar (tropeçar) por cima dos outros.

 E aí, se voce for homem, alguém pode achar que voce está querendo descaração (pouca vergonha) , pode querer tirar pergunta (tomar satisfação) e pode lhe meter um cachação (tapa na cabeça ou pescoço) e aí fudeu maria preá!  (fudeu tudo, confusão).

Mas se acalme que isso só acontece de  caju em caju (de tempos em tempos) - a quizumba! (confusão) E não o freio de arrumação.


menino do quente-frio colorido, vendendo cafezinho

Ao descer do buzu, querendo tomar um menorzinho (cafezinho) peça sem medo de ser feliz (sem culpa)  ao menino do quente-frio colorido(garrafa térmica) que bate pernas (anda) pelas ruas  e se voce for fumante de vez por outra (eventual) ele provavelmente também vende cigarro a retalho (a unidade), eu disse vende portanto não adianta nem serrar o cigarro (pedir), mas cuidado para não ser um arromba-peito (cigarro forte, de marca barata).

Tem mais, fique esperto ao andar pela rua ainda mais se tiver um enxame de gente (muita gente) porquê se voce der mole (vacilar)  o vagabundo (ladrão) pode querer bafar ou bagunhar (roubar) seus pertences.

Tchau!


Fontes:
Expressões e terminologias
- Entreouvidos nas ruas, becos, bares, botecos e cacetes-armados;
- Dicionário de Baianês, de Nivaldo Lariú

Texto de apoio 
 - de minha autoria (Deus é mais!)