Coleção Cartão Postal
X - Vales Secos
(Dry Valleys)
Os vales secos são assim chamados por causa de sua umidade extremamente baixa aliada 'a falta de neve ou gelo. Juntos, em 4800 quilómetros quadrados, representam cerca de 0,03% do continente, e formam a maior área relativamente livre na Antártida. Os vales são cobertos com um material semelhante a cascalho.
As condições únicas nos vales secos são causados por ventos katabatic (da palavra grega para "descer"). Estes ocorrem quando o ar frio e denso é simplesmente puxado para baixo pela força da gravidade. Os ventos podem atingir velocidades de 320 km / h e provocar a evaporação de toda a umidade - água, gelo e neve - no processo.
Bactérias (Endolíticos fotossintética) foram encontradas vivendo em vales secos, protegidos do ar seco no interior relativamente úmidas de rochas. No verão, o degelo dos vales pendendo de geleiras fornece a principal fonte de nutrientes do solo. Os cientistas consideram os vales secos, talvez, o ambiente terrestre mais próximo ao planeta Marte, assim, uma importante fonte de estudo sobre possíveis vida extraterrestre.
Essas bactérias possuem um metabolismo à base de ferro que permitem sobreviver a temperaturas congelantes de enxofre no âmbito do subsolo da Geleira de Taylor, manchando o gelo que estão a emergir de vermelho.
Os vales secos são estranhos: eles correspondem a uma zona de montanha onde a evaporação (ou melhor, sublimação) é mais importante do que a queda de neve, assim, todo o gelo desaparece, deixando a terra seca estéril.
Fontes consultadas gdaurdaud / wikipedia / rosssea