A maior parte provém do nome do seu fundador, evidentemente: Louis Renault, Enzo Ferrari, Henry Ford, André Citroen, Vicenzo Lancia, Adam Opel, Ferdinand Porsche, etc. Aqui no Brasil, João Augusto Amaral Gurgel.
Rolls-Royce, resulta da aliança entre Lord Charles Stewart Rolls e Sir Frederick Henry Royce.
Cadillac também provém de um nome de uma pessoa, neste caso Antoine de la Mothe Cadillac, tal como Oldsmobile, marca fundada por Ransom Eli Olds.
Também a marca Aston Martin é criada através da conjunção do nome de uma prova (Aston Clinton) com o de um construtor (Lionel Martin).
Também a marca Aston Martin é criada através da conjunção do nome de uma prova (Aston Clinton) com o de um construtor (Lionel Martin).
Muitas marcas ainda devem a sua denominação a origens mais remotas e sutis. Tatra refere-se a uma montanha na Eslováquia; Yugo provém de Yugoslávia; Rover (que em inglês quer dizer vagabundo) pretende qualificar o caráter do automóvel, o mesmo sucedendo com Jaguar; Vauxhall tem como referência os jardins Vauxhall, na Inglaterra; Pontiac deriva de uma cidade americana cujo nome era o de um chefe índio; Scania é a designação latina da província sueca de Skåne...
Há também aquelas cujos nomes são meras siglas que acabaram por se substituir à designação original. BMW - sigla de Bayrische Motorenwerke - ou com a BMC - British Motor Corporation. E que tal, FIAT ou Fabrica Italiana Automobili Torino - e que aqui no Brasil, chamávamos de Fui Iludido Agora é Tarde, em homenagem ao Fiat 147?.
E a ex-DKW? significa Dampfkraftwagen ou carro de motor a vapor, e o " nosso" Volkswagen? nada além de "o carro do povo".
Os franceses fizeram a sua parte, com a Simca - Société Industrielle de Mécanique et Carrosserie Automobile. A Inglaterra, para não ficar atrás, pôs no mercado a MG porque os seus carros eram fabricados nas Morris Garage's. Os italianos rebateram com a Alfa Romeu, originalmente a Anonima Lombarda Fabbrica Automobili a que se juntou o nome do seu futuro dono Nicola Romeu.
Mas originalidade são com os japoneses. Se começarmos pelo extinto Datsun, atual Nissan, veremos que as três primeiras letras das palavra provém das iniciais dos construtores: K. Den, R. Aoyama e A. Takeuchi. Apenas o primeiro modelo da marca se chamou DAT; aos posteriores acrescentou-se SUN, significando "filho de ou nascido de".
Mas originalidade são com os japoneses. Se começarmos pelo extinto Datsun, atual Nissan, veremos que as três primeiras letras das palavra provém das iniciais dos construtores: K. Den, R. Aoyama e A. Takeuchi. Apenas o primeiro modelo da marca se chamou DAT; aos posteriores acrescentou-se SUN, significando "filho de ou nascido de".
Mitsubishi em japonês significa "três diamantes", precisamente o logótipo da marca. Por fim as estrelas da Subaru também não aparecem por acaso, pois essa é a designação japonesa da constelação de Plêiades.