quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Magos da fotografia: V - Semyon D. Kirlian

Coleção Magos da Fotografia

V - Semyon Davidovich Kirlian

O russo Semyon Davidovich Kirlian é o criador do recurso tecnico que permite fotografias em que aparecem pessoas rodeadas por uma aura luminescente, conhecido hoje como  Fotografia Kirlian.





No passado, os desavisados e/ou religiosos clamavam estar perante provas da existência da aura humana, esquecendo-se que os efeitos fotográficos existem desde os primórdios da fotografia.

Efeito Kirlian foi tornado conhecido em 1939. O princípio técnico é muito simples. Resumidamente, consiste em aplicar um campo elétrico de alta voltagem próximo da chapa fotográfica que, como resultado, provoca o aparecimento de uma luminescência radiante em redor do objeto fotografado.



 O mais extraordinário é que, não obstante o fenómeno ser conhecido também pelo nome de bioeletrografia, ocorre tanto com seres vivos como com objetos inanimados, o que refuta as teorias místicas que defendem a existência de uma aura humana que pode ser fotografada.




 Misticismos à parte, o que é certo é que as fotografias produzidas por este processo são espetaculares e não deixam de convocar a nossa imaginação e o nosso lado mais espiritual.




A ironia no meio disto tudo é que Kirlian, diz-se, descobriu o processo por mero acaso no meio das suas experiências com eletricidade e não lhe soube descobrir aplicação prática imediata para além da curiosidade científica.



No entanto, cabendo-lhe os louros da descoberta, não lhe cabe o pioneirismo. Há registos de que, no início do século XX, o  padre e inventor Roberto_Landell_de_Moura , brasileiro de Porto Alegre, desenvolveu entre os anos 1897 e 1904, experiências fotográficas deste tipo onde captou pela primeira vez estes efeitos que, na altura, se acreditou corresponderem à aura humana.




A polémica das suas descobertas e a pressão da Igreja levaram-no a abandonar as suas experiências.

As fotografias apresentadas, realizadas com a técnica Kirlian, são da autoria do fotógrafo americano Robert Buelteman.

Fonte  obvious