quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Evolução Humana - capítulo XXVII


São 15, as partes do corpo humano que não necessitamos. Algumas são realmente incômodas, outras passam despercebidas, mas todas elas coincidem em algo: estão sobrando em nosso corpo. São os Órgãos Vestigiais - sobras evolutivas, marcas do passado.


Para esperança dos criacionistas (sou um evolucionista), no século XIX afirmava-se que no corpo humano havia aproximadamente 180 órgãos vestigiais, e ainda em 1971, a Encyclopaedia Britannica reivindicou mais de 100 órgãos que restavam como vestígio no ser humano, ou seja, nada é definitivo, pois a ciência pode vir a fazer novas descobertas.


XXVII - Pelo Corporal


dizem que é o Tony Ramos, não boto minha mão no fogo...



As sobrancelhas, evitam que o suor caia nos olhos, e a barba masculina poderia ter algum papel na seleção sexual, mas aparentemente, a maior parte do pelo restante no corpo humano não tem nenhuma função.
A sobrancelha é uma pequena porção de pêlos que protegem os olhos de alguns mamíferos, localizando-se logo acima da celha, de onde vem seu nome. Ela, a celha, também é chamada de cílio ou pestana, é cada um dos pequenos pêlos que protegem as bordas externas das pálpebras, formando uma espécie de franja protetora do globo ocular.
Elas agem como pequenas vassouras: protegem os olhos de poeira e pequenos insetos que caiam na região. Apesar de importante, não é a principal proteção da vista — o reflexo de fechar as pálpebras diante de um perigo é bem mais eficaz. Em média, nasce um cílio novo por dia.

Fonte wiki