III - Relógios em Braille.
O Tato, é um relógio em braille. Criação do designer frances Julien Bergignat. Tem a palavra "tempo" escrita sobre o relógio também em braille indicando a direção da leitura. As horas são marcadas pelo círculo central com um ponto maior, enquanto os minutos são indicados pelo círculo secundário.
Jeonjun Cho, estudante da Universidade de Kyungki na Coréia do Sul desenhou, um relógio em braille movido a luz solar. Com um design moderno o relógio pode vir em modelo de pulso ou em um colar, os dois modelos tem o mesmo mostrador formado de pontos e linhas.
Haptica é o nome de um relógio de pulso concebido pelo designer americano David Chavez. Graças a um engenhoso sistema mecânico, o Haptica escreve as horas em caracteres braille no seu mostrador.
A caixa do relógio apresenta dois rebordos laterais paralelos que formam um canal que conduz os dedos para a superfície de leitura. Esta superfície não é mais do que um conjunto de discos rotativos com incisões em código braille correspondentes aos algarismos das horas e minutos.
O designer polones Damian Kozlik concebeu um relógio para deficientes visuais a que deu o nome de "X-Watch".
Ele é composto de LEDs e a pulseira pode ser feita em borracha. O mecanismo do relógio (placa IC) é colocada sob elas. Para ver as horas basta passar o dedo sobre o vidro de relógio graduado. Nele estão gravados números em Braille. Quando uma pessoa toca no painel em destaque, ouve-se um som.