Coleção Cartão Postal
VII - Caverna de Gelo de Eisriesenwelt
A entrada de Eisriesenwelt, a maior formação de cavernas de gelo do mundo, na Áustria, pode ser avistada de longe: tem 20 metros de largura por 18 de altura. Mas, localizada a 1000 metros de altitude, a temperatura média no verão é de zero grau.
Por isso, as cavernas, formadas há milhões de anos, permaneceram incógnitas até 1879 e só se tornaram conhecidas do mundo 30 anos depois. Hoje, Eisriesenwelt é visitada por 200 000 turistas anualmente.
As cavernas estendem-se por 42 quilômetros. A parte coberta de gelo e aberta aos turistas é de apenas 1 quilômetro. Nesse trecho de chão liso as paredes são formadas por colunas, torres e cascatas de gelo de todas as formas, que se modificam sutilmente a cada ano, esculpidas pelo vento gelado que penetra por inúmeras aberturas.
As salas estão decoradas com todos os tipos de formações de gelo, colunas e torres gigantescas , cascatas e glaciares.
Esta caverna é formada por gelo "dinâmico". A caverna está localizada em uma altura onde a temperatura média é abaixo de zero. Várias entradas para a caverna permitem correntes de ar frio para dentro, assim, a formação de gelo muda um pouco a cada ano.
Ela está localizada na parede oeste do Hochkogel no Tennengebirge. Em dia com bom tempo há uma vista espetacular das serras em torno de Hohe Tauern da entrada da enorme caverna.
A estrada da montanha de Werfen leva até a estação de teleférico.
Não há luz elétrica na caverna.
Visitantes recebem lâmpadas ao entrar na caverna.
Fontes consultadas super / eisriesenwelt