Virgil Exner jr., é uma lenda do design automobilístico. Na Universidade de Notre Dame, Indiana/EUA, onde graduou-se em 1956 criou o seu sonho de carro, o Simca Special, como tese de mestrado.
Graças a Paul Farago, um negociante de carro esporte, em Detroit, ele encontrou um chassi de 1950 da Fiat (o que barateou o custo), e algumas partes mecânicas de um Simca.
O corpo de fibra de vidro foi moldada pelo próprior Exner , na fábrica de montagem Dual-Ghia, onde seu pai, Virgil Exner sr., atuava como consultor de designer.
A revista "Road & Track", apresentou o carro na edição de abril de 1959. Em seguida, foi a vez da própria Simca mostrar o carro no Salão Internacional do Automóvel de Paris, no mesmo ano.
Mais tarde, o carro foi vendido para um negociante da Chrysler, e em 1965, o carro foi comprado por Beau Hickory (foto acima). Sob suas mãos, o carro teve acrescentado o pára-brisas panorâmico (provenientes de um Opel), e a T-Bar-teto.
Anos mais tarde, o carro foi vendido a um amigo de Beau Hickory. Ele fez alguns trabalhos adicionais sobre o carro, por exemplo, o motor foi substituído por um Datsun.
Em 1984, o Beau Hickory ao saber que o carro foi deixado de lado em uma oficina, recomprou-o novamente, voltando a ser o dono do protótipo.
Em 2005, foi novamente exposto em perfeitas condições e colocado a leilão pelo valor mínimo de $ 185,000.00 .