quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Magos da Fotografia: III - Babak Tafreshi

Coleção Magos da Fotografia

III - Babak Tafreshi

O fotógrafo iraniano Babak Tafreshi ganhou o prêmio Lennart Nilsson 2009  de fotografia científica, por suas imagens impressionantes do céu persa. Segundo o júri, suas imagens "recuperam um céu noturno que a maioria das pessoas do mundo moderno não vêem"


Acima, pode-se ver as estrelas de Orion, Taurus, as Plêiades e Perseus sobre a tumba de Xerxes, enterrado dentro dessas rochas há 2.500 anos.

Armado com sua câmera, Tafreshi tem atravessado as regiões mais remotas do Irã para retratar o céu como as pessoas viam a antiga Pérsia há 2.000 anos atrás. Na foto que você vê abaixo, por exemplo, o céu sobre os túmulos dos reis persas em Rostam Naqsh,  próximo a Persepolis.






 Tafreshi é também um dos principais promotores do projecto TWAN (The World at Night), uma tentativa de retratar o céu noturno do planeta.


Veja mais imagens dele:





A lua cheia sobe acima de um farol no mar Mediterrâneo,
 em Argel, Argélia

Os efeitos da iluminação artificial são claras nesta imagem tirada em um local escuro na montanha do norte do Irã, entre Alborz e a cidade de Teerã, a apenas 65 quilómetros de distância (fundo).



Direcionando a vista na direção
da constelação de Sagitário e Escorpião

Marte brilha mais que Mount Taftan,
um vulcão  no sudeste do Irã,
 perto da fronteira com o Paquistão

Fontes newscientist / twannight /  fogonazos