quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Evolução Humana - parte XI



São 15, as partes do corpo humano que não necessitamos. Algumas são realmente incômodas, outras passam despercebidas, mas todas elas coincidem em algo: estão sobrando em nosso corpo. São os Órgãos Vestigiais - sobras evolutivas, marcas do passado.
Para esperança dos criacionistas (sou um evolucionista), no século XIX afirmava-se que no corpo humano havia aproximadamente 180 órgãos vestigiais, e ainda em 1971, a Encyclopaedia Britannica reivindicou mais de 100 órgãos que restavam como vestígio no ser humano, ou seja, nada é definitivo, pois a ciência pode vir a fazer novas descobertas.


XI - Apêndice vermiforme
( ou apêndice cecal)





É uma pequena extensão tubular terminada em fundo cego, localizado no ceco, a primeira porção do intestino grosso ou cólon, e existe em muitos mamíferos. Normalmente possui cinco centímetros, mas pode variar de um a vinte centímetros, e que provavelmente servia como área especial para digerir a celulose quando a dieta dos ancestrais do homem moderno era exclusivamente herbívora.
Acreditava-se que não havia nenhuma função para o apêndice cecal no homem. Alguns pássaros possuem na mesma localização uma bolsa ("bursa") que é responsável pela produção de linfócitos do tipo B, podendo-se supor que o apêndice seja um resquício de uma estrutura semelhante no homem.

Em 2007, no entanto, foi noticiado que um estudo realizado na Duke University Medical School[1] e publicado na revista Journal of Theoretical Biology revela que a função do apêndice parece estar relacionada com a população de bactérias que habita e ajuda o sistema digestivo.

Segundo Bill Parker, co-autor do estudo, o apêndice também funcionaria como uma fábrica de bactérias, cultivando os germes "bons". Por esta característica, as bactérias benéficas no apêndice que ajudam à digestão, após um ataque de diarreia que evacue completamente os intestinos, seriam responsáveis pela repopulação de bactérias no intestino.

*O ser humano comumente só lembra-se dele quando sofre uma crise de apendicite aguda.
Fontes consultadas wiki / interconect / live sciences