domingo, 29 de novembro de 2009

A cidade mais fria do planeta.

Está reclamando do calor? Então venha conhecer Oymyakon.




Oymyakon ou Oimekon (em russo: Оймяко́н) fica ao leste da Sibéria, Rússia e tem cerca de 1.200 habitantes. É conhecida por ter o recorde de temperatura mais baixa numa localidade permanentemente habitada, com -71.2ºC (-96ºF), que ocorreu em Janeiro de 1926.

No dialeto local, Oymyakon significa água não congelada por causa da proximidade de fontes subterrâneas  de água quente. O solo é permanentemente congelado, do tipo permafrost ( aglomerado de terra, gelo e rochas permanentemente congelados).




O inverno na cidadezinha de Oymyakon é tão rigoroso que o gelo se instala até mesmo dentro das casas. As temperaturas médias na estação giram em torno de -50 ºC.




Quem vive na cidade ou nas redondezas tem de enfrentar o gelo durante sete meses do ano. Fazer um motor pegar dá tanto trabalho que, quando param em hotéis de beira de estrada, os motoristas de caminhão costumam mantê-los funcionando a noite toda. Sob tais condições, os veículos duram apenas dois a três anos.




A escola suspende as aulas quando as temperaturas se situam abaixo dos -52ºC. A tinta das esferográficas congela habitualmente e todo o equipamento eletrónico apresenta comportamento bizarro em função das diferentes reações de dilatação e contração dos metais a temperaturas extremamente baixas.






Apesar das temperaturas extremas, a região de Oymyakon tem belezas naturais ímpares: montanhas de cume nevado, vales, rios e uma vida selvagem exuberante (é habitada por aves de grande porte, ursos, leões-marinhos e alces).



Mas isso não tem sido suficiente para convencer os turistas a conhecer o lugar. Em média, a região recebe apenas 10 visitantes por ano, o menor índice em toda a Ásia.




A vida é extremamente difícil, e os habitantes alimentam-se de cavalo e rena. O curto período de verão, apenas 3 meses, permite obter alguns vegetais, ausentes dos hábitos alimentares durante todo o resto do ano. Os transportes são igualmente dificultados pelo fato de combustíveis como o gasóleo congelarem a -50ºC (-58ºF).
 
Depois dessa NUNCA mais reclamo do calor aqui em Salvador,
 
 
Fontes consultadas wikipedia / tubafisica / wideview