sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Cartão Postal: III - Ilha de Socotra



Coleção Cartão Postal

III - A Ilha de Socotra

Socotra ou Socotorá (em árabe سقطرة Suqutrah) é um pequeno arquipélago formado por quatro ilhas no Oceano Índico, em frente à costa do Chifre da África  e a 350 km a sudeste da costa do Iémen, que administra Socotra em nome do Sultanato de Mahra e Socotra.




O clima em geral é desértico tropical, com poucas chuvas, concentradas no inverno e mais abundantes nas áreas elevadas do que nas zonas costeiras. O clima é fortemente de monções. De junho a setembro tradicionalmente a ilha era inacessível por causa dos fortes ventos. Em julho de 1999 um novo aeroporto internacional permitiu o acesso à Socotra durante todo o ano.

O grande isolamento geológico do arquipélago, juntamente com o intenso calor e a falta de água, deu origem a uma interessante flora endêmica que é muito vulnerável a mudanças.




Sua diversidade biológica - 37% das 825 espécies de plantas de Socotra, 90% de seus répteis e 95% de seus caracóis, não existem em nenhuma outra parte do mundo. Por estas características é que o arquipélago de Socotra foi apelidado de Galápagos do Índico.





Umas das plantas mais estranhas de Socotra é a Dracaena cinnabari, uma árvore de estranha aparência com formas de guarda-chuva, também chamada de árvore Sangue-de-Dragão. Sua seiva, de cor vermelha, já era procurada na antiguidade para ser usada na medicina ou na tinturaria. Sempre possuiu alto valor de mercado face  a sua limitação de só poder ser extraída uma vez por ano.







Assim como ocorre com outras ilhas isoladas, os morcegos são os únicos mamíferos nativos da ilha. Em contraste, a diversidade marinha é muito grande, e se caracteriza pela presença de espécies originárias das regiões biológicas próximas: o Oceano Índico e o Mar Vermelho .





A maioria dos habitantes da ilha vive sem eletricidade, água corrente ou estradas pavimentadas. No fim dos anos 90, as Nações Unidas promoveram o desenvolvimento da região. A população vive basicamente da pecuária, cuidando de bovinos e caprinos. Mas vários produtos são exportados das ilhas, principalmente tâmaras, ghee (um tipo de manteiga comum na culinária indiana, feito com leite de vaca ou búfala), tabaco e peixe.

Nas ilhas se fala um idioma semítico próprio, o soqotri, que está relacionado com outros idiomas da península Arábica. Historicamente, as ilhas estiveram sob  controle português de 1507 até 1511.

Posteriormente, passou ao controle dos sultões Mahra em 1511, até que passaram a ser um protetorado britânico em 1886 devido a sua posição estratégica, controlando o estreito de Áden. Com a independência do Iémen em 1967, as ilhas passaram 'a sua soberania.
 

 
Quase 50 mil pessoas vivem na Ilha de Socotra. A principal cidade é Hadiboh, que de acordo com um censo realizado em 2004, tinha 8.545 habitantes fixos no município. São povos de origens distintas: árabes, somalis e sul-asiáticos.
 
 

 
 
Fontes consultadas wikipedia / socotra.ru / entranaciencia