quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Evolução Humana - parte III


São 15, as partes do corpo humano que não necessitamos. Algumas são realmente incômodas, outras passam despercebidas, mas todas elas coincidem em algo: estão sobrando em nosso corpo. São os Órgãos Vestigiais - sobras evolutivas, marcas do passado.

Para esperança dos criacionistas (sou um evolucionista), no século XIX afirmava-se que no corpo humano havia aproximadamente 180 órgãos vestigiais, e ainda em 1971, a Encyclopaedia Britannica reivindicou mais de 100 órgãos que restavam como vestígio no ser humano, ou seja, nada é definitivo, pois a ciência pode vir a fazer novas descobertas.

III - Terceira Pálpebra



imagem meramente ilustrativa


No ser humano, a membrana nictante é uma protuberância (prega) cor-de-rosa no canto interno medial dos olhos, que já não tem mais as funções originais (será que é por aí que o cisco entra?).

Ela comumente é encontrada em répteis, anfíbios, aves, peixes e em mamíferos. Nos animais domésticos é um local de boa observação para averiguar o estado geral do olho e do sistema cardiovascular.


A título de curiosidade:

- os pássaros possuem essa fina película que reveste o globo ocular que atua como se fosse um limpador de pára-brisa, protegendo os olhos dos pingos da chuva durante o vôo e mantendo-os sempre limpos, impedindo-os também que sejam atingidos por impurezas, como poeira e partículas em suspensão no ar, além de evitar o ressecamento provocado pelo atrito do vento com a córnea, regulando a lubrificação ocular.


- no urso polar, evita que o animal fique cego por conta da intensa claridade provocada pela reflexo da luz na neve.


- nos porcos-da-terra, que são mamíferos que se espalham pelas estepes africanas, a película serve para proteger os olhos de picadas de cupins, seu prato preferido (arghh!!).


Fontes wikipedia / look / vetweb