sábado, 31 de outubro de 2009

Cientistas "cutucam" a Igreja!

Pais & Filhos online


Cientistas criam ovário e esperma em laboratório


A descoberta abre caminho para homens e mulheres inférteis conseguirem ter filhos biológicos.

Uma descoberta inovadora que pode trazer avanços na ciência e causar polêmica na sociedade: cientistas criaram em laboratório esperma e ovário feitos a partir de célula tronco, tornando possível criar uma vida através de meios totalmente artificiais.




A pesquisa, realizada pela Universidade de Stanford, foi financiada pelo governo americano e publicada no prestigiado jornal científico Nature.

A descoberta abre caminho para que homens e mulheres inférteis, principalmente aqueles que ficaram assim por conta de tratamento de câncer, consigam ter filhos biológicos.

Também levanta a possibilidade da criação de uma pílula-milagrosa, que permitiria que a mulher conseguisse engravidar mesmo com idade avançada.




Para conseguir que uma amostra de células tronco se transformasse em ovário e esperma, os cientistas descobriram um coquetel poderoso de vitaminas e substâncias químicas.

 O esperma criado no laboratório tinha cabeça e cauda curtas e foi feito no ponto de maturação exato para fertilizar um óvulo.




Já os óvulos criados estavam em um estágio bem mais precoce, mas ainda assim eram muito mais desenvolvidas do que os criados até agora por outros cientistas.

A ideia dos pesquisadores é, num próximo passo, utilizar células do corpo da própria pessoa que doar as células. Assim, quando o óvulo fosse implantado, o corpo não rejeitaria.
 
A descoberta pode elucidar vários pontos obscuros sobre a produção do ovário e do esperma dentro do organismo humano, algo que até hoje a ciência não conseguiu desvendar completamente. Pode também levar à criação de um novo medicamento que trate a infertilidade, um problema que atinge um em cada seis casais.