Se o jamaicano Usan Bolt é o recordista humano dos 100 metros rasos, com a marca de 9,58 segundos, Sarah, um guepardo ou cheetah, cobriu os 100 metros em apenas 6,13 segundos.
Sarah alcançou esta marca no zoológico Regional Cheetah Breeding Facility, também conhecida como Fazenda Mast, em Clermont County, em Cincinnati, nos EUA. Foi sua segunda corrida do dia. Em sua primeira tentativa, ela correu 100 metros em 6,16 segundo. O recorde anterior havia sido de 6,19 segundos, conseguido por Nyana, que vive na África do Sul, em 2001.
Em setembro ou outubro, a depender do fim das chuvas, será feita uma nova tentativa de quebra de recorde, numa disputa de Sarah com Zaza, uma cheetah/guepardo que também possui 8 anos de vida.
O recorde foi certificado pelo Conselho Técnico de Corridas de Rua de E.U.A. Track & Field.
Na verdade, essas tentativas de quebra de recorde de velocidade tem como objetivo chamar a atenção para a situação dos guepardos. A União Internacional para a Conservação da Natureza coloca os guepardos em situação de perigo na lista das espécies ameaçadas. A população mundial de guepardos é estimada em menos de 10.000. Eles são os mamíferos mais rápidos do mundo terreno, capaz de atingir velocidades de até 70 mph em distâncias curtas. Em seu habitat natural, o cerrado africano, ele usa essa velocidade para perseguir as presas. Fontes news.cincinnati / superdicas

