quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Casas SIngulares: O Entrelaçado


A OMA- Office for Metropolitan Architecture é uma parceria internacional que pratica arquitetura contemporânea, urbanismo e análise cultural. O escritório é liderado por seis sócios - Rem Koolhaas, Ole Scheeren, Ellen van Loon, Reinier de Graaf, Shohei Shigematsu e Managing Partner, Victor van der Chijs - e emprega uma equipe de cerca de 220 profissionais de mais de 35 nacionalidades.


Ao projetar os edifícios para a ilha de Cingapura, um pequeno país super povoado, muitos arquitetos criaram como padrão, edifícios altos. Nas últimas décadas, cerca de 4.000 arranha-céus brotaram em Cingapura.
Sabendo que a abordagem tradicional coloca a falta de espaço como parâmetro primordial mas acreditando que esta forma de pensar pode contribuir para a alienação social, a OMA em conjunto com CapitaLand Residencial, líder em desenvolvimento na Ásia apresentou um projeto ousado : um complexo de mais de 1.000 apartamentos.



O complexo residencial de apartamentos, batizado de Interlace ou Entrelaçado, está localizado em uma área elevada de oito hectares com 170.000 m2 de área bruta e é composto de 31 blocos expostos uns aos outros em configurações hexagonais.
Cada um terá a altura de 6 andares - todos com o mesmo comprimento, largura e altura totalizando 1 040 apartamentos e rodeado por espaços comuns -os jardins de telhado, terraços e varandas.
A área útil construída se integra a um cinturão verde que se estende entre os parques Kent Ridge, Blangah Telok Hill e Faber Monte Parks.





Cingapura (que consiste em uma ilha principal e 63 menores) está localizada na ponta da península da Malásia e fica a cerca de 1 ° a norte da Linha do Equador e devido 'a sua localização, no decorrer do ano seu clima é sempre quente e úmido.


O projeto prevê que cada estrutura estará assentada sobre duas outras. Esta decisão de elevar os blocos desta forma, permitirá a circulação de ar sob a estrutura e através do complexo, proporcionando alívio ao calor tropical existente na ilha.


Fontes consultadas oma / arhinovosti / designbuild / dezeen