terça-feira, 15 de setembro de 2009

Cães radicais.

Um público recorde se reuniu neste domingo, 13/09, para assistir a um campeonato bem diferente no litoral da Califórnia, Estados Unidos. Estima-se que mais de 4 mil pessoas (o dobro da visitação do ano passado) tenham ido às areias da praia de Del Mar, em San Diego, conferir o desempenho dos animais no maior evento de surfe para cães do mundo, o “4th annual Surf Dog Surf-a-Thon”.
Diferentes raças, de pug à terrier, concorreram pelo grande prêmio.

Os cachorros são julgados por critérios rigorosos, como a distância percorrida na água, o tamanho da onda e as manobras realizadas. Os animais recebem pontos extras se surfam sem a ajuda dos donos, e se permanecem mais tempo sobre a prancha do que dentro d’água.

O bulldog Dozer, de três anos e cerca de 33 quilos, levou o primeiro lugar na categoria “extra-grande”. Sua dona, Gigi Bagaporo, não acreditou que o animal fosse se dar bem no esporte, e por isso ficou surpresa com o desempenho de Dozer.
O campeonato, que já está em sua quarta edição, tem o objetivo de arrecadar fundos para o Helen Woodward Animal Centre– e, neste ano, a entidade conseguiu o equivalente a R$ 52,5 mil. No próximo ano, a organização do evento pretende elevar a competição a um nível global.