terça-feira, 29 de setembro de 2009

Artigo de André Carvalho: empréstimo e ...







Por André Carvalho (*)

btreina@yahoo.com.br





Empréstimo e dívida

Como diz o mineirinho, “cês” viram o Presidente Lula na Bolívia? Junto com o Evo Morales? Pois é, o cara de cá foi emprestar dinheiro para o cara de lá construir uma estrada, na região em que nasceu, de maneira a angariar um punhado de votos dos cocaleiros. Temos aí um PABPrograma de Aceleração da Bolívia – daquele que não sai do papel, ou, quando o faz é com atraso semelhante ao deste artigo.
É impressionante o poder do Evo Morales sobre o Lula. Na certa ele tem um dossiê sobre os companheiros do Partido dos Trabalhadores, capaz de provocar arrepios, ou “cês” acham que somente a dona Dilma, da Casa Civil, monta dossiês?
Há um tempo, pintou e bordou com a Petrobras e com o preço que pagávamos pelo gás boliviano. Em seguida, obrigou Lula a “ficar” de mal com a Colômbia e tratou o Brasil como costumamos tratar os Estados Unidos.
Para os bolivianos nós somos os imperialistas responsáveis pela miséria deles, igualzinho ao que pensamos dos americanos do norte. O mais pitoresco da visita é que Lula subiu no palanque das festividades adornado com um colar de folha de coca.
Transformado em pó branco, aquilo vale uma grana preta no mercado europeu ou americano. No Brasil então, com a popularidade presidencial beirando os 80%, a coca que roçou o cangote do cara pode valer uma pequena fortuna. O Fernandinho Beira Mar, em sua cela de segurança relativa, deve ter morrido de inveja, pois, mesmo sendo o barão da espécie jamais pôde desfilar portando um colar maravilhoso como aquele.
O boné do MST definitivamente perdeu espaço. Nosso cara está evoluindo. Como dizia o pior dos meus chefes – e foram vários – “até o câncer evolui”. Então, como não haveria de evoluir nosso presidente? Recomendo que a segurança do cara de cá tome cuidado com as overdoses. Evo, mais de três vezes ao ano, ninguém agüenta.
Em suas constantes prosopopéias Lula oferece dinheiro emprestado a Deus e a todo o mundo, inclusive ao FMI, protagonizando uma palhaçada vergonhosa porque, enquanto isso, o Brasil deve 2,5 milhões de dólares à Organização Meteorológica Mundial (OMM), braço da Organização das Nações Unidas para o monitoramento das mudanças climáticas.
Pasmem, pois a dívida já dura três anos e não era do conhecimento nem do Ministro das Relações Exteriores, Sr. Celso Amorim. Se fosse um cidadão maldoso diria ser este governo o mais “corno” da história republicana, posto que nunca sabe de nada ou é sempre o último a saber. Lula então, é uma brincadeira.
Até a candidata Rousseff desconhece se fez mestrado, doutorado ou mesmo se participou do assalto à garçonnière de Adhemar de Barros, na época em que era guerrilheira, donde foram roubados milhões de dólares.
A dívida coloca o Brasil no rol dos países fanfarrônicos, que pleiteiam um lugar no Conselho de Segurança da ONU e, simultaneamente, deve a esse mesmo organismo uma bagatela para um país pré-salino.
Em quais cuecas governamentais se esconde nossa inadimplência? Em quais estúpidas cabeças se aloja a incompetência? O grande líder diz que o governo petista pagou a dívida com o FMI. Certo! E para pagar aos “gringos” passamos a dever a quem mais? Pode ser que o colar do Lula, se bem refinado, quite nossa dívida com a Organização das Nações Unidas. É uma saída! Encolhamo-nos brasileiros, sob o manto da vergonha e da intuição do Lula, essa entidade que nos governa e me diverte.

(*) André Carvalho não é jornalista, é "apenas" um cidadão que observa as coisas do dia-a-dia. Um free lancer. Ou segundo sua própria definição: um escrevinhador. Seus sempre saborosos textos circulam pela web via e-mails.