
... a escolha da rede de fast-food norte-americana McDonald’s como a única marca do setor de alimentos a patrocinar os Jogos Olimpicos de 2012 deixou os britânicos inconformados. Ainda mais porque a empresa está conversando para ser o fornecedor exclusivo da Vila Olímpica e dos locais dos eventos e jogos. Para os ingleses, o cardápio da lanchonete não represente nem um pouco os costumes da culinária local.
Pela proposta, produtos de outras empresas que, por ventura, forem liberados, só poderão ser comercializados com uma embalagem neutra, sem logomarca alguma. Além disso, os restaurantes e cafés que já existem nos locais terão de ser “removidos” durante os Jogos.
Para os comerciantes, um absurdo, já que a comida servida aos visitantes deveria representar a variedade étnica e de sabores presente na cidade, segundo eles. Com a exclusividade do McDonald’s, o país perderia uma oportunidade única de mostrar “seus sabores” para turistas do mundo todo. Estariam falando do também gorduroso “fish and chips”?
Não conheço Londres mas o que ouço falar é que a culinária inglesa é um zero 'a esquerda, sendo inclusive objeto de gozação dos vizinhos do outro lado do canal da Mancha. Mas aqui para nós, o "sanduba" do MacDonalds como exclusividade é demais para qualquer cidadão, né não?