quinta-feira, 16 de julho de 2009

O papel da imprensa.

Palavras de Carlos Brickmann

A coisa esta ficando engraçada: o presidente Lula recebeu um prêmio internacional, o Houphouet-Boigny, e o assunto foi tratado pelos grandes jornais como se não tivesse a menor importância.
O governador paulista José Serra ganhou um prêmio internacional e os meios de comunicação adversários de sua candidatura à Presidência, especialmente na Internet, já trataram de desmoralizar o prêmio, porque nunca tinham ouvido falar nele.
Como diria o republicano Júlio Mesquita em sua polêmica com o monarquista Eduardo Prado, isto não é jornalismo, ou melhor, jornalismo não é isto.
A postura correta é noticiar, sendo o premiado amigo ou inimigo da casa. Se houve alguma irregularidade na concessão, se o prêmio não tem importância, se até o centro-avante da Seleção Bolivariana Chavista de Latino-América já o recebeu, que o fato conste na reportagem.
Cada um dos prêmios tem suas peculiaridades. Pode-se lembrar que Felix Houphouet-Boigny governou a Costa do Marfim em regime de partido único durante 33 anos, até morrer; e que a Fundação que criou para perpetuar seu nome recebeu recursos que poderiam amenizar os problemas de um dos países mais pobres do mundo.
Mas não se pode esquecer que o júri é formado por pessoas como Mário Soares e Henry Kissinger, e que um terço dos premiados recebeu, mais tarde, o Prêmio Nobel da Paz. O que não se pode é admitir que, dos grandes jornais nacionais, só um tenha mencionado o prêmio outorgado ao presidente da República na primeira página.
O caso do prêmio a Serra é semelhante: pode-se não gostar do governador, pode-se considerar ruim sua candidatura à Presidência, pode-se contestar a política de saúde que aplicou quando ministro. O que não se pode é afirmar, sem qualquer indício, que foi um prêmio arranjado para compensar a premiação do presidente Lula.
Bobagem: Lula não será candidato contra Serra, e um prêmio de importância política como o Houphouet-Boigny não pode ser comparado a um prêmio como o de Serra, referente a eficiência administrativa.