segunda-feira, 29 de junho de 2009

Doe sangue ... canino!

Direto do Banco de Saúde
Atualmente, com o grande número de cachorros vivendo até uma idade avançada, a demanda por sangue para cirurgias nos animais está aumentando. Por isso, um centro veterinário japonês está realizando uma campanha para atrair doações. Como recompensa, os doadores de quatro patas ganham um check-up grátis.
O diretor da clínica afirmou que com o aumento no número de cachorros chegando à velhice, aumentam também os casos de complicações médicas. Segundo ele, tem aumentado, por exemplo, a necessidade de sangue canino para cirurgias de câncer, e com 13 tipos diferentes de sangue de cachorro, a necessidade de uma ampla variedade de doações é ainda maior.
Os animais de estimação estão ganhando popularidade no Japão. O número de cães registrados pelo governo passou de 800 mil para 6 milhões e meio desde o início da década.
Com a campanha para atrair doadores, os veterinários japoneses esperam informar os donos de cães sobre a existência do serviço e também convencê-los de que a doação é segura.
Segundo o site Mundo Estranho, os cães têm sete tipos sanguíneos principais, que compõem o chamado Sistema DEA (sigla em inglês para Dog Eritrocyte Antigen, ou "Antígeno Eritrocitário Canino"). São eles: DEA 1, dividido nos subtipos DEA 1.1, 1.2 e 1.3, DEA 3, DEA 4, DEA 5 e DEA 7.
Não ficou claro? Pois bem, saibam que cães de uma mesma raça podem ter tipos sanguíneos diferentes, assim como cães de raças diferentes podem ter o mesmo tipo. E que um único cão pode ter diferentes tipos de sangue, ou seja, uma combinação deles. Recentemente foi descoberto que os dálmatas tem um tipo de sangue só deles, o DAL.
Aquele clássico slogan de campanha, "doe sangue, doe vida", não se aplica exclusivamente a seres humanos. Cães e gatos também podem socorrer outros animais da mesma espécie, apesar do desconhecimento da maioria dos donos.
Anemias, tumores cancerígenos, doenças como insuficiência renal e leucemia, atropelamento e intoxicação por veneno são alguns dos problemas que podem levar os animais a necessitar de reposição sangüínea numa mesa cirúrgica.