domingo, 12 de abril de 2009

Lealdade de torcedor pode afastar crise

charge de bruno para a charge online
Por Fábio Kadow, em seu Jogo de Negocios
Lealdade dos torcedores pode ser remédio contra a crise na Inglaterra
Diminuição nos valores dos contratos de televisão, patrocinadores cautelosos, queda nas vendas de produtos licenciados, torcedores economizando e deixando de ir ao jogos… não são poucos os fatores que preocupam os dirigentes dos clubes do mundo todo atualmente. Porém, nesse último caso a lealdade dos fãs pode ajudar a, pelo menos, amenizar a situação.
Um estudo feito na Inglaterra pelo grupo de negócios do esporte da Deloitte mostrou que os torcedores estão sim dispostos a continuar indo aos jogos dos seus times, mesmo em tempos de crise.
Mas para isso, ainda segundo o estudo, os clubes da Premier League precisam estar atentas aos momentos e anseios dos seus torcedores, criando novas estratégias de vendas de ingressos. Um exemplo citado foi dar descontos ou ainda condições especiais para as crianças, por exemplo.
Foi constatado que, para os ingleses, o hábito de acompanhar jogos de futebol ao vivo funciona como um alívio para o stress do dia-a-dia.
Na temporada atual, os jogos dos cinco clubes ingleses mais importantes estão com incríveis 95% de ocupação nos estádios. A excepcional lealdade dos torcedores parece não ser afetada nem em tempos de forte crise.