segunda-feira, 30 de março de 2009

Futebol e os negócios.



Por Fábio Kadow, em seu Jogo de Negócios

1 Imposto de renda
De acordo com o Financial Times, a Uefa estuda a possibilidade de criar uma “taxa de luxo”, que seria cobrada dos clubes que têm em seus elencos as maiores estrelas do futebol, como Kaká, Lampard, Gerrard, etc.

O dinheiro arrecadado seria distribuído para os times “mais pobres”, com o intuito de diminuir a diferença técnica e financeira que existe atualmente entre alguns poucos clubes (que dominam as competições) e a grande maioria. Será que passa?

2 Liverpool a venda?
O empresário norte-americano George Gillett, que é dono de 50% do time de futebol inglês Liverpool e de 80% do time de hóckey no gelo Montreal Canadiens, está pensando em se desfazer dos seus investimentos na área do esporte.

Gillett já teria, inclusive, contratado quatro empresas na Europa, EUA e Canadá para analisar as suas propriedades. Só não se sabe se essas empresas vão sugerir a venda ou alguma outra ação, como uma reestruturação financeira ou capitalização.

3 Yankees de Audi
A crise no setor automobilístico não impediu a montadora alemã Audi de fechar um novo contrato de três anos com o time de beisebol New York Yankees.

Com isso, a Audi passar a ser “o carro oficial dos Yankess”, poderá expôr seus produtos e ganhará um lugar especial no novo estádio do clube, com restaurante e camarotes, para realizar ações de relacionamento e marketing.