Por Antonio Ribeiro, em seu blog
Faits divers* - Em tempo de guerra todo o buraco é trincheira
Jacques Verges é um astuto advogado francês, filho de um pai nascido na Ilha da Reunião e de mãe vietnamita. No ano passado, fizeram um filme sobre sua vida.
Maítre Verges, de 84 anos de idade, prefere ser o único de um lado do que mais um entre tantos outros que defendem causas sensatas. Estratégia e egocentrismo mais antigo do que Matusalém, mas nem sempre percebido pelos menos incautos — em terra de cegos quem tem olho é rei.
Ele defendeu o chefe da Gestapo na cidade de Lyon durante a ocupação nazista na França, Klaus Barbie. Foi advogado do terrorista venezuelano, Carlos, o Chacal. De 1970 à 1978, Jacques Vergès desapareceu. Suspeita-se que ele trabalhou para o Khmers Vermelhos de Pol Pot, no Camboja.
Verges conta que, durante o julgamento de Klaus Barbie, olhava para os 40 advogados de acusação e sentia-se em êxtase: “Cada um deles valia um quarenta avos em relação a mim.”
O advogado foi perguntado se era capaz de defender Hitler? Ele saiu com seguinte ironia: “Defendo até George Bush se ele declarar-se culpado.”
O engenheiro austríaco Josef Fritzl, de 73 anos, que pode ser condenado à prisão perpétua por ter sequestrado e violentado a filha durante 24 anos em um porão da sua casa na cidade de Amstetten, declarou “parcialmente” culpado, no seu julgamento que começou hoje.
Fritzl admite o incesto, estupro e sequestro, mas declara ser inocente das acusações de assassinato e escravidão.
Fritzl que chegou ao tribunal escondendo o rosto atrás de uma pasta azul, declarou na sua avaliação psicológica: “Percebi que tinha uma via para maldade. Para alguém nascido para ser um estuprador, até que eu aguentei por muito tempo.”
O caso escabroso de Fritzl choca a maioria, mas configura mais uma ótima oportunidade de defesa para quem deseja ser o único de um lado do que mais um entre tantos que defendem causas sensatas.
* Faits divers quer dizer, literalmente, fatos diversos, mas no idioma francês é a sessão dos jornais que trata de crimes.
