sábado, 28 de fevereiro de 2009

Pé Frio no Sambódromo.

Por Giulio Sanmartini, para o prosaepolitica

O pé frio do presidente da República é indiscutível nos esportes, mas agora chegou também às escolas se samba, mais especificamente à Beija Flor. O momento marcante do desfile da escola ocorreu por volta de 3h30, quando Lula, no camarote, e Neguinho, em cima do carro de som, trocaram gentilezas.
Foto: Selminha, Sorriso, Lula e Neguinho


O presidente chegou a levar várias vezes as mãos ao peito para agradecer os gestos do sambista. O último presidente a torcer publicamente pela Beija-Flor foi João Figueiredo (1979-1985), último do ciclo militar.
A celebração da aliança de Lula com Neguinho teve um preço considerado indigesto por auxiliares do Planalto. O presidente cedeu a imagem a políticos da família do contraventor e patrono da escola de Nilópolis, Aniz Abraão David, o Anísio, que controla o município da Baixada Fluminense e foi preso quatro vezes pela Polícia Federal por suspeita de lavagem de dinheiro e enriquecimento ilícito.
Antes de o carro de som da escola percorrer a avenida e parar em frente ao camarote do governador Sérgio Cabral, onde Neguinho trocaria o tradicional grito de guerra "Olha a Beija-Flor aí, gente!" pela frase "Olha o presidente Lula aí gente!", o deputado federal e primo de Anísio, Simão Sessim (PP) acenou e mandou seguranças entregarem a Lula uma caixa. "É o kit completo da Beija-Flor!", disse o parlamentar, referindo-se a um jogo de camisas e brindes com a marca da escola.
Mas isso não foi problema, haja vista que a súcia do congresso e do próprio Palácio do Planalto, com que Lula está acostumado a lidar é bem pior.
O problema foi o seguinte, a Beija Flor de Nilópolis, era bi campeã, sob a torcida de Lula fez um grande desfile, mas houve um detalhe, além do pé frio, o Salgueiro que não vencia há 16 anos, desfilou melhor e levou:
NOTA DO PILÓRDIA
Segundo Lucia Hippolito em seu artigo E o mundo não se acabou... "
Torcedor da Beija-Flor, o presidente foi convidado para ser padrinho de casamento de Neguinho da Beija-Flor. É, a cerimônia aconteceu ontem (22.02), no recuo da bateria, com direito a juiz de paz e tudo. Grande Neguinho!"