segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

México ganhará museu submerso com 200 esculturas

Como se precisasse, Cancún, na costa leste mexicana, ganhará mais uma atração: uma instalação subaquática com cerca de 200 figuras humanas que promete ser a nova sensação dos mergulhadores.
Com término revisto para 1º de maio de 2010, "A Evolução Silenciosa", do artista inglês Jason de Caires Taylor, ficará localizada no fundo do mar do Parque Nacional Costa Ocidental de Isla Mujeres, Punta Cancún e Punta Nizuc.
A obra ocupará 150 metros quadrados e deve pesar cerca de 70 toneladas. Individualmente, as esculturas serão de pessoas, muitas das próprias comunidades locais. Juntas, elas procurarão representar as mudanças de geração, desde os Maias até o multifacetado mundo moderno.


Os turistas poderão transitar por essa linha do tempo com equipamento de mergulho, submarinos ou embarcações de fundo transparente.

Do ponto de vista ambiental, as instalações também permitem a recuperação dos recifes de corais naturais, já que desviam parte do fluxo de mergulhadores.

Em menor escala, as esculturas de James Taylor já podem ser apreciadas em outras partes do mundo, com destaque para Granada, país insular do Caribe, onde estão 65 peças. Mais informações podem ser obtidas no site do artista (www.underwatersculpture.com).