sábado, 3 de janeiro de 2009

Começou o Rali Dacar... na Argentina!

Do site GrandePrêmio

Depois de 30 anos, a edição 2009 do rali mais conhecido do mundo, o Dacar, não vai passar nem perto da cidade que dá nome ao evento, no Senegal, e também atravessará o Atlântico, no sentido inverso, indo para a Argentina e para o Chile.
O rali deve ficar ao menos três anos sendo disputado em terras sul-americanas por causa de problemas de segurança em alguns trechos da África. Foram essas preocupações que levaram a Amaury Sport Organization (ASO) a cancelar a prova do ano passado, decisão sem precedentes na longa história do rali, desde 1979.
Os pilotos não tinham sua segurança garantida na Mauritânia devido a dois atentados ocorridos na última semana de 2007. Em um deles, quatro turistas franceses foram assassinados. A rede terrorista Al-Qaeda foi apontada como a autora dos atos de violência.
Como casos de assaltos a pilotos costumavam acontecer sempre no trecho africano do rali, tais atentados foram a gota d’água. A organização decidiu tirar o evento do continente africano e viu na Argentina e no Chile, conhecidos por abrigarem o deserto do Atacama, a Cordilheira dos Andes e a Patagônia, o cenário ideal para manter a tradição do Dacar, em lugares com terrenos parecidos aos visitados nas últimas três décadas.
Roteiro do Rali DacarMesmo longe do lugar de origem, a prova não perdeu sua importância.
Pelo contrário. Este ano, o número de competidores inscritos bateu recorde.

No total, são 837, em 500 veículos, sendo 217 motos, 177 carros, 81 caminhões e 25 quadriciclos.

Os europeus tiveram ajuda dos organizadores, que, para compensar o prejuízo causado pelo cancelamento em 2008, bancou a viagem de grande parte dos equipamentos que vieram da Europa.
Como o Dacar vai desembarcar pela primeira vez na América do Sul, os brasileiros se aproveitaram do fácil deslocamento para os países vizinhos e romperam marcas. Entre os inscritos, há 18 brasileiros – de acordo com a lista no site oficial –, em todas as categorias.


Segundo o Blog do Tazio O Rali Dacar 2009, começou com Marc Coma sobrando nas motos, Nasser Al-Attiyah contando com a sorte entre os carros e domínio holandês na disputa dos caminhões.
O primeiro estágio aconteceu entre Buenos Aires e Santa Rosa de la Pampa, trecho de 733 km (371 km cronometados). Novidade para grande parte dos competidores.
Dos 522 veículos que largaram neste primeiro dia, 421 completaram o estágio de abertura: 157 carros, 212 motos, 29 caminhões e 23 quadriciclos.