segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Museu do Prêmio Nobel

Logo na entrada, o jovem museu (fundado em 2001, cem anos após o início da premiação) revela um caráter hi-tech, que se espalha pelo resto do espaço. Quase tudo vai exposto numa plataforma digital ou luminosa, o que é destacado pela ambientação escura.

Aquilo que não está sobre bases translúcidas sobrevoa a cabeça dos visitantes: ao olhar para cima, fotografias dos vencedores do Nobel com seus respectivos nomes cumprem um circuito suspensas, como numa espécie de bondinho.



Fachada do Museu Nobel,
instalado em uma construção do século 18
e localizado no centro velho de Estocolmo


Localizado no centro velho de Estocolmo, próximo ao Palácio Real Sueco, o Museu Nobel exibe curiosas instalações em homenagem a centenas de mentes premiadas no último século.




O Museu Nobel recebe em média 130 mil pessoas por ano, mas, a partir de outubro, quando os vencedores são anunciados, cresce o interesse turístico.



Nas diferentes salas, há vídeos explicando o universo por trás da grife Nobel --de bastidores da cerimônia de premiação ao funcionamento das descobertas premiadas. É possível ouvir discurso de dezenas de "nobéis", bem como observar instrumentos históricos que fizeram parte de seus trabalhos.


Em sua cafeteria voce pode experimentar o famoso Nobelbankettglass. O prato nasce da mistura de sorvete italiano de baunilha com groselha-negra (fruta silvestre encontrada sobretudo em países de clima severamente gelado).


O "Nobelbankettglass" é servido aos líderes mundiais durante a cerimônia de premiação que acontece todo fim de ano, na Prefeitura de Estocolmo, ou para quem paga 40 coroas suecas (R$ 12) no museu.

Máscara feita a partir do rosto de Alfred Nobel
(1833-1896) é exibida com testamento


Antes de ir para a saída e se quiser levar um souvenir deve-se passar pela loja do museu, onde pode-se levar a medalha do prêmio Nobel feita de chocolate (10 coroas suecas ou R$ 3).
E caso queria saboreá-la sentado no café, observando a praça mais velha da capital sueca (Stortorget), aproveite para conferir o que está escrito debaixo da sua cadeira.
Você pode estar sentado no assento autografado pelo escritor português José Saramago (Nobel de Literatura em 1998) ou pelo ex-vice-presidente dos EUA Al Gore (Nobel da Paz em 2007), além de outros 200 "nobéis"que autografaram as cadeiras deste ambiente. Para achar a assinatura, vire-as ao contrário.
Fonte principal: FolhaOnLine