quarta-feira, 26 de novembro de 2008

F1 - Red Bull compra a Toro Rosso

Red Bull acertou nesta terça-feira a compra dos 50% de Gerhard Berger na Toro Rosso; com isso, ela se torna a dona única da equipe de Faenza. No começo do ano, Dietrich Mateschitz, dono da empresa de bebidas energéticas e co-proprietário da antiga Minardi, tinha colocado à venda sua parte na escuderia. Agora, porém, com o acordo, ele comanda duas equipes na F-1."
"Eu sou muito agradecido ao Gerhard por sua força intensa. Juntos, nós colocamos a Toro Rosso como uma equipe que se classificou regularmente entre os dez primeiros e conquistou pontos para o campeonato", afirmou o bilionário austríaco, que adquiriu a Minardi em 2006 e, posteriormente, vendeu metade para o ex-piloto.
A Toro Rosso fechou a temporada de 2008 com desempenho melhor do que o da Red Bull, que fornece chassis para a "prima pobre": 39 a 29.
Pelo time de Faenza, Sebastian Vettel venceu o GP da Itália; enquanto isso, o melhor resultado da equipe austríaca foi o terceiro lugar de David Coulthard no Canadá.
No início da última temporada, a Red Bull apareceu como a quarta melhor equipe do grid. Porém, a partir de Mônaco, quando a Toro Rosso recebeu o novo chassi da equipe austríaca, seu desempenho melhorou. Conforme a equipe foi melhorando, Mateschitz foi mudando de idéia sobre a venda.
Após a vitória de Vettel em Monza, ele admitiu que poderia não mais fazer o negócio. A FIA pretende extinguir as equipes-clientes para 2010, mas não é um assunto totalmente resolvido. A Toro Rosso, inclusive, já tinha feito um plano para contratar funcionários para construir um carro próprio.

via Tazio