sábado, 15 de novembro de 2008

Desconstruindo a web, 2

Foto mostra um pé de um bebê na barriga da gestante
Será real? Ou mais uma farsa da Web?
Vejam a incrível foto!
"Esse instantâneo circula desde agosto de 2004 pela web e se tornou mais uma foto que desafia todo o pessoal do E-farsas!
Será possível o pé de um feto se tornar visível no abdômen da mamãe?
Não descobrimos nada a respeito da origem dessa incrível fotografia. Nem mesmo os sites americanos especializados em lendas cibernéticas como o Snopes e o Urban Legends têm respostas para o enigma.
Mas, será possível de acontecer isso em uma gravidez?
O fotógrafo profissional e nosso colaborador (lá deles) Fernando Fujii mostra abaixo alguns pontos pelos quais ele se apóia para afirmar que a imagem é mesmo falsa:
"1- uma foto dessas criaria uma repercussão em todos os meios de informação do Brasil ou até do mundo.
2- eu, com experiência de 12 anos em fotografia profissional, deduzo que essa foto foi feita com luz artificial, ou seja, iluminação de estúdio fotográfico. Até a mãe ser levada a um estúdio, creio que o bebê já teria se movimentado e tirado o pé desta posição. Acho que seria coincidência demais, a mãe estar sendo fotografada num estúdio e o bebê colocar o pé daquela maneira.
3- sem nenhuma base de conhecimento à respeito, deduzo que a espessura da pele da barriga não proporcionaria uma definição tão clara dos dedos e das saliências do pé do bebê. O máximo que poderia acontecer é aparecer uma leve saliência sem definição de formato."
Em resposta ao nosso contato, alguns especialistas dizem que se partirmos da "certeza" de que essa fotografia não foi forjada, então só se poderia perceber a silhueta do pezinho caso a gravidez ocorresse fora do útero, na cavidade abdominal.
O obstetra Mauro Elízio Lopes diz em entrevista ao Jornal A Gazeta de Vitória que nos casos em acontece a gravidez ectópica - nome que se dá a esse tipo de disfunção - as chances do feto sobreviver são mínimas: em 95% dos casos o bebê sobrevive apenas 24 horas, e é um problema sério que pode causar até a morte da ex-futura mãe.
Até hoje há apenas 14 casos comprovados onde a gravidez ectópica transcorreu na normalidade até o nascimento do bebê.
Apenas por curiosidade, pesquisando na web encontramos um caso de gravidez fora do útero bem diferente: Segundo o site da BBC Brasil, a africana Ncise Cwayita, de 20 anos, deu à luz uma menina que foi gerada no fígado. A pequena Nhahla (ou "Sorte" na língua Zulu) nasceu com 2,8 Kg e conseguiu sobreviver à 9 meses sendo gerada dentro do fígado da mamãe.
Sabe de algo mais/ passe um e-mail para o equipe@e-farsas.com e deixe uma mensagem em nossos comentários.