segunda-feira, 27 de outubro de 2008

A réplica.



Entrevista com Jacques Wagner,

o grande perdedor em Salvador,

com o TerraMagazine.






O governador Jaques Wagner (PT) não diz, mas também não é necessário dizer. Na noite de domingo e pela madrugada desta segunda-feira, no Largo de Sant'Anna, histórico ponto de comemoração, ou velório, de campanhas petistas, chovia de mesa em mesa, de boca em boca: "Com Geddel, não dá... Ele está criando uma cobra em casa".
O que Jaques Wagner não diz em público, mas está no ar por toda a Bahia, é que seu governo caminha para o rompimento com o PMDB do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima. Isso complica o jogo no plano nacional, a aliança com o PMDB que Lula ensaia para a sua sucessão? Complica, mas ainda que não diga, muito menos em público, esse é um fator que o governador Jaques Wagner não mais levará em conta. Nesses paradoxos que a política propicia, a derrota de Wagner o liberta.
O ministro da Integração jogou centenas de milhões para tirar do chão da impopularidade um prefeito, João Henrique, que até então fazia uma administração pouco mais que medíocre. Em nome da governabilidade e dos compromissos maiores para 2010, Jaques Wagner viu-se enredado por um tempo excessivo.
Terra Magazine - Governador, e aí, qual é o resumo da ópera?
Jaques Wagner - Eles construíram uma aliança com o DEM que deu certo. Se você for ver a votação, foi a soma dele com ACM Neto. Prosperou a aliança PMDB-DEM, embasada numa lógica anti-petista.
Foi uma aliança pró-prefeito João Henrique ou anti-petista?
Foi uma aliança contra o meu governo, contra o PT, e nisso o ACM (NR: o Neto) encaixou bem. Foi isso que aconteceu, e eu não tenho nada para reclamar. Só que eles agrediram ao meu governo e ao PT, desnecessariamente, e aí ficam sequelas que vamos analisar se são superáveis.
Bem, o sujeito oculto disso tudo que o senhor está dizendo é Geddel...
Geddel, pelo que tudo indica, está construindo 2010, o que é um direito dele. Só que, obviamente, ele não irá construir 2010 dentro do meu governo.
Para quem não sabe, foi um governo eleito com o PMDB de Geddel Vieira Lima, hoje ministro da Integração Nacional...
.Se ele quer ser candidato, e repito que é um direito dele, não será construindo sua candidatura dentro do meu governo.